sábado, 11 de agosto de 2007

Educação do brasileiro na web

Antes de começar o post, gostaria de esclarecer que não sou anti-brasileiro. Muito pelo contrário: acredito que somente com a auto-crítica é possível evoluir. Somente com a análise e devida crítica é possível encontrar os erros e então consertá-los. Quem critica, se preocupa!

Uma introdução

Quem acompanhou os jogos do Pan-americano Rio 2007 deve ter notado a "falta de respeito" da torcida brasileira ao vaiar de forma insistente qualquer atleta que não fosse brasileiro. Os aplausos só apareciam em duas situações: quando era a vez do atleta brasileiro jogar, ou quando o atleta estrangeiro errava.

Era constrangedor assistir à entrega de medalhas: fosse ouro, prata ou bronze, muitas vezes a torcida vaiava a entrega da medalha ao atleta estrangeiro. Alguns veículos de imprensa chegaram a publicar notícias sobre o fato.

A indignação inicial nos faz simplificar demais a justificativa para este fato: "ah, é a falta de educação do povo brasileiro". Porém, lendo a notícia da Reuters, compreendi que há sim uma explicação plausível que justifique o comportamento da torcida brasileira:

O brasileiro não é um povo com "tradição esportiva". Nosso esporte é o futebol e ponto. Não somos acostumados a assistir esportes como atletismo, ginástica rítmica, ginástica artística. E a culpa não é do brasileiro: não temos competições nacionais, não temos estádios com estrutura para isso, a mídia mostra apenas o futebol. Resultado: tratamos cada esporte do Pan como se estivéssemos em uma final do Brasileirão.

Além disso, é fácil observar que em competições internacionais o brasileiro é extremamente nacionalista e apresenta uma baixa auto-estima perante outros países.

O título do post é sobre web, não sobre Pan...

Esta grande introdução do post foi para exemplificar a falta de bom senso do brasileiro em uma área; naquele caso a esportiva. O que me preocupa agora é a falta de bom senso na web.

Muitas vezes visito fóruns e redes sociais estrangeiras na web, e me deparo com posts de brasileiros patriotas, buscando se auto-afirmarem em comunidades virtuais internacionais.

Um exemplo típico é o Orkut: muitos brasileiros não seguem regras básicas, como não escrever em português quando uma comunidade é classificada como língua oficial inglesa. Quando um estrangeiro critica este comportamento, o brasileiro já parte para os xingamentos pessoais.

Cheguei a acompanhar como observador algumas polêmicas do Orkut, como a comunidade "WTF A CRAZY BRAZILIAN INVASION", onde norte-americanos (até então a maioria no Orkut) discutiam o porquê do aumento significativo de brasileiros na rede social. Eis que muitos compatriotas não gostaram da proposta e partiram para o ataque: mensagens e mais mensagens com xingamentos pessoais e frases nacionalistas, como "we are the most friendly people in the word!"; ou então mensagens aos norte-americanos exigindo que aprendam português, já que sabemos o inglês deles.

Esta situação incentivou a criação da comunidade "Brasileiros: Vergonha do Orkut". O criador fez a seguinte descrição na página inicial da comunidade:

1-Porque alguns Brasileiros não conseguem respeitar regras básicas, são arrogantes e acham que porque são "a maioria no Orkut" podem falar português em qualquer comunidade? É legal ver gringo falando inglês em comunidades brasileiras ?

2-Porque alguns Brasileiros acham um absurdo quando vêem uma comunidade Anti-Brasil e não falam nada quando vêem uma Anti-EUA ou Anti-Argentina? No dos outros é refresco, né?

3-Porque alguns Brasileiros censuram, ameaçam e reprimem quem tem uma opinião negativa sobre o país deles? Será que é herança do pensamento da ditadura militar?

4-Porque alguns Brasileiros não conseguem ser civilizados no Orkut? Será que é porque o próprio país onde vivem não é civilizado?

No YouTube já observei muitas mensagens deste tipo, com frases de efeito sobre o Brasil, muitas vezes em letras maiúsculas (que na etiqueta da web, significa "gritar"). Lembro que em um vídeo norte-americano, um rapaz mostra as funcionalidades de um novo celular. Enquanto os usuários do mundo inteiro discutiam sobre o tema em questão (o novo celular), os brasileiros só comentavam sobre o casaco do rapaz, que tinha bordada a palavra Brasil. Alguns chegavam a escrever "BRASIL! BRASIL! WE ARE THE BEST!".

Como venho observando essa questão há anos, percebo que essa prática parece estar diminuindo; talvez porque no passado, pouquíssimos brasileiros possuíam internet, e assim desejavam mostrar ao mundo que aqui não é só floresta não: também temos cidades, tecnologia e internet.

Assim como no caso do Pan, tento buscar uma resposta mais técnica sobre esta situação. Talvez esteja relacionada à baixa auto-estima, ou à irreverência do povo brasileiro. Ainda não cheguei a uma conclusão, mas uma coisa é certa: a educação na comunicação deve partir de ambos os lados - do emissor e do receptor - ou então a comunicação deixa de ser comunicação para se transformar em uma troca de ofensas. Acredito que a tendência é diminuir cada vez mais esta situação, de acordo com o amadurecimento da web brasileira. Porém, enquanto não mudarmos nossa cultura, acredito que esta hostilidade ao estrangeiro nunca vai acabar. E para mudar a cultura de um povo, meus amigos, são precisos anos de trabalho árduo.

Mais do que demonstração de educação: uma boa conduta facilita a comunicação

Não escrevi tanto só para puxar a orelha dos brasileiros. Não somos os únicos que se comportam desta maneira na web. Acho que o importante neste post não é o puxão de orelha; o importante aqui é reforçar a idéia da necessidade de uma conduta na web.

Se seguirmos certas regras de conduta na web, não estaremos apenas demonstrando nossa educação; estaremos principalmente facilitando a comunicação entre as pessoas ao padronizarmos certos comportamentos (por exemplo: formas padrões de demonstrar emoções pela forma da escrita), ou ao proporcionarmos livre espaço para o outro na comunicação, criando um ambiente motivador para o debate de opiniões.


UPDATE
Na Copa América da Venezuela, os venezuelanos não só aplaudiam, como se vestiam com camisetas e outros adereços do Brasil e de outros países. Eles irão disputar com o Brasil a chance de sediar a Copa do Mundo de 2014, e se depender de hospitalidade do povo, mostraram que merecem sediar muito mais que a gente.